sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vintagê & Retrô

Fala-se muito em vintage e retrô. Ainda assim, não é incomum ouvir um termo ou outro, ou ambos, utilizado de forma errada - por isso resolvi escrever esse post...

"Boa safra" talvez seja uma boa tradução para o termo vintage, originalmente relacionado à produção de vinhos, designando um vinho de uma determinada safra, com características especiais. Mais tarde o termo se estendeu para outros bens de consumo, passando a designar itens antigos que, por algum motivo, ficaram guardados. Já retrô significa "para trás”,"no passado". É comumente usado para descrever objetos ou atitudes de um passado recente, que não mais parecem modernas.
Na moda, vintage é usado para roupas ou acessórios característicos de décadas passadas, não apenas velhos, mas que carreguem consigo um historicismo, peças que tenham marcado uma época, feito história na moda. Enquanto retrô seria a reprodução de peças como essas. Algo novo feito igual, ou muito similar, à algo do passado.

Para reforçar/tornar ainda mais clara a explicação, coloquei aqui embaixo um vídeo do programa Tamanho Único, do canal GNT, onde Chiara Gadaleta explica a diferença entre os dois termos:

Um comentário:

  1. sempre ficava em dúvida na hora de usar os termos mesmo.. haha
    pra mim era tudo a mesma coisa!

    beijos das finas <3

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails